sábado, 17 de setembro de 2011

Geetika Sampatti


Nasci em Santa Catarina e morei em Curitiba e depois em Recife. Segui a carreira universitária fiz doutorado em fisiologia endócrina em Paris e trabalhei como professora e pesquisadora durante mais de 20 anos na UFPE.

 No início da década de 90 fiz uma formação em terapia da respiração e conheci o movimento sannyas do mestre Osho. Isto me levou a deixar a vida acadêmica e me dedicar a vida espiritual, através da arte, terapia e meditação. Recebi o nome de Anand Sampatti, e fiz vários cursos de música e terapia na Osho Multiversity em Poona, India.

 Em 93 vim morar em Brasilia e conheci o Alto Paraíso onde viviam alguns sannyasins amigos. Estavam construindo um espaço em forma de Gota destinado a meditação. Me senti fortemente atraída pela natureza exuberante e as águas cristalinas deste paraíso. Comprei um sitio no vale do Moinho e comecei a visitar a Gota sempre que vinha ao Alto Paraíso. Passava  horas me deliciando com o silencio e a atmosfera de paz do lugar. Aos sábados comecei a trazer instrumentos e reunir amigos para cantar e celebrar. Em 97 produzi um grupo de música e terapia com Miten e Premal. Em 2002 comprei o espaço e reformulei a estrutura formalizando as apresentações nos fins de semana.

Na Gota aprendi a importância de ouvir, calar a mente e relaxar no silencio. É ouvindo os sons dos instrumentos e da voz que a música se revela.            

Em 2004 conheci o mestre Swaha e pedi para ser iniciada como sua discípula, recebi o nome Geetika. Este encontro trouxe uma nova dimensão a minha expressão musical, mais espontaneidade e alegria.